Faleceu hoje, aos 85 anos, Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo, responsável pela entrada da empresa no ramo dos videogames. Yamauchi comandou a empresa de 1949 à 2002, e foi responsável tanto por decisões visionárias, como a concepção do NES e SNES, quanto por atitudes controversas, como a adoção de cartuchos no N64 e o rompimento com a Square. Também criou um programa de financiamento chamado de "Fundo Q", no qual empresas menores interessadas em desenvolver para consoles da Nintendo obtinham recursos que saíam dos próprios bolsos do presidente.
O último console desenvolvido sob comando de Yamauchi foi o Gamecube, que seguia sua filosofia de oferecer sempre um preço menor que seus concorrentes, ainda que alguns recursos fossem retirados e tornasse a máquina unicamente focada em games.
Yamauchi nasceu em 7 de novembro de 1927 e morreu vítima de pneumonia hoje (19)
Foi substituído na presidência por Satoru Iwata, que permanece até hoje.
:(
Nenhum comentário:
Postar um comentário